X fechar
  • Maquete Museu da Língua Portuguesa

  • Maquete Museu da Língua Portuguesa

  • Maquete Museu da Língua Portuguesa

  • Maquete Museu da Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa

São Paulo - SP

Considerada por muitos urbanistas a força motriz nas transformações ocorridas em São Paulo no limiar do século XX, a Estação da Luz foi construída numa área de 7.500 m2 e inaugurada em 1901, após seis anos de obras, tornando-se um marco da época de ouro das ferrovias no Brasil. O projeto original é do arquiteto inglês Charles Henry Driver, que também projetou várias estações ferroviárias na lnglaterra.

Desde lá, o conjunto passou por algumas intervenções em sua arquitetura; a mais expressiva tendo sido em 1946, após um incêndio de grandes proporções ter alcançado o edifício.

A partir de 2002, iniciou-se o processo de adaptação e restauração do monumento para um novo fim: a instalação do Museu da Língua Portuguesa. Respeitando-se as características fundamentais da construção, as obras começaram em 2003, de acordo com o projeto dos renomados arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Pedro Mendes da Rocha. O museu foi inaugurado em 2006 e recebeu, nos seus 10 anas de operação, cerca de quatro milhões de visitantes. Em dezembro de 2015, o edifício sofreu um novo incêndio, e atualmente está sendo reconstruído, contando também com ações de conservação e restauração do bem tombado.

O Museu da Língua Portuguesa celebra nosso idioma e aproxima as pessoas de sua própria língua; ele é um convite a uma viagem de reconhecimento de nossas identidades, nossos saberes e nossas culturas por meio da palavra. Para um museu que trata da língua portuguesa, nada mais simbólico do que estar sediado em uma estação por onde transitam tantos sotaques. Imigrantes que chegam, visitantes que partem para o interior, viajantes que estão de passagem e paulistanos que convivem na área central da cidade.