X fechar
  • Museu da Inconfidência de Ouro Preto - MG

  • Maquete do Museu da Inconfidência de Ouro Preto - MG

  • Maquete do Museu da Inconfidência de Ouro Preto - MG

  • Vivência Conhecer Para Cuidar do Museu da Inconfidência de Ouro Preto - MG

Museu da Inconfidência

Ouro Preto - MG

O Museu da Inconfidência foi criado em 20 de dezembro de 1938, após ter sido doado à União (ato formalizado pelo Decreto Lei nº 144 de 1938), e foi administrado pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em 1940, o prédio sofreu obras de adaptação e restauração, tendo sido inaugurado o Panteão em 21 de abril de 1942, data do bicentenário de nascimento do poeta Tomás Antônio Gonzaga.  Já em 11 de agosto de 1944, sob a direção do historiador Cônego Raymundo Trindade, o museu, instalado na antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, foi aberto à visitação pública.

A exposição de longa duração, apresenta no andar térreo a infraestrutura que determinou a Inconfidência Mineira – a evolução social, política e econômica de Ouro Preto –  e no andar superior a superestrutura que apresenta o desenvolvimento artístico religioso: a obra dos grandes artistas do período, destacando-se o Aleijadinho e Manuel da Costa Athaide, além do mobiliário característico dos séculos XVIII e XIX.

Atualmente composto por três anexos, o Inconfidência, Unidade Descentralizada do Instituto Brasileiro de Museus, atende a um grande público, por meio de ações desenvolvidas pelos núcleos de educação, promoção e difusão cultural, museologia, arquivo histórico, biblioteca e o Programa Socioambiental e é o segundo museu em visitação do Ibram.

O seu espaço cultural que está inserido na programação anual do Ibram e do Município, conta com um auditório onde são realizados distintos eventos em parceria com diversas instituições.

A Galeria Sala Manoel da Costa Athaide, registra importantes realizações: exposições temáticas e de arte contemporânea, com artistas de renome internacional, em funcionamento ininterrupto desde o ano de 1985.

Seu corpo de servidores, busca manter a excelência no atendimento e a dedicação à sua missão: preservar, pesquisar e difundir a história de Minas Gerais e de Ouro Preto, com ênfase na Inconfidência, como instrumento de identidade na formação da cultura brasileira, por meio de projetos socioculturais e ações inclusivas, de caráter universal, que promovam a cidadania e a dignidade humana.