X fechar
  • Maquete do Iate Tênis Clube

  • Maquete do Iate Tênis Clube

  • Maquete do Iate Tênis Clube

  • Maquete do Iate Tênis Clube

Iate Tênis Clube

Belo Horizonte - MG

No início da década de 1940, o então Prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek apresentou à cidade de Belo Horizonte um projeto urbano inovador às margens da represa da Pampulha, destinando-a ao lazer e turismo e a um bairro no estilo “cidade jardim”. Na sua proposta para a Pampulha, o Iate Golfe Clube tinha um papel importante por sua responsabilidade de intermediar a relação entre o cidadão e o lago, através de equipamentos para esportes náuticos. O campo de golfe, nunca concretizado, seria desenvolvido na área onde hoje é o Jardim Zoológico da cidade

A construção era completamente inovadora, o que se revela no uso original do concreto armado e nos brises-soleil para controle climático. O edifício se ergue às margens do lago, no exato limite entre terra e água, com um deck superior se projetando sobre o espelho d’água e passando a impressão de um grande barco ali atracado. Sua cobertura em águas invertidas, em forma de V, subvertia a noção tradicional de telhado e seus amplos planos verticais envidraçados criavam uma sensação de leveza raramente vista na cidade.

Cabe registrar também a presença de obras de arte integradas à arquitetura, através de dois grandes painéis a têmpera que funcionariam como divisores de espaço, “O Jogo” de Burle Marx  e “O Arlequim” de Cândido Portinari, além do paisagismo da área externa realizado por Burle Marx, a ser recuperado proximamente.

Flavio de Lemos Carsalade