X fechar
  • Centro Ferroviário de Cultura Guilherme Nogueira

  • Centro Ferroviário de Cultura Guilherme Nogueira

Centro Ferroviário de Cultura Guilherme Nogueira

Rio das Ostras - RJ

Antiga estação situada no bairro de Rocha Leão em Rio das Ostras, hoje, Centro Ferroviário de Cultura, foi inaugurada em 31 de março de 1887.

Sua construção foi erguida utilizando mão de obra escrava. As paredes, em blocos de pedra bruta fixadas com estrume, assim como as tenhas francesas vindas de Marsielle (França) que foram substituídas por telhas de canal, mantêm até hoje o ar bucólico da época. Tanto o bairro quanto a estação receberam este nome em homenagem ao antigo presidente da província, o Dr. Antônio Rocha Fernandes Leão. Rocha Leão deve seu desenvolvimento à ferrovia que a atravessa, cuja lembrança encontra-se nesta antiga estação. Se os caminhos por terra eram difíceis, a ferrovia trouxe uma constância nos contatos dessa região com o Rio de Janeiro, encurtando distância e propiciando o progresso por onde o trem passava.

O prédio foi restaurado e transformado em espaço cultural em 1999, administrado pela Fundação Rio das Ostras de Cultura. Em seu interior funciona a Sala de Leitura, que conta com um acervo de livros didáticos, literatura geral e infanto-juvenil, com cerca de 1.500 títulos além de recursos para pesquisas virtuais. E também abriga o Museu Ferroviário com exposição permanente de peças e documentos da antiga Estrada de Ferro Leopoldina Railway.