X fechar
  • Maquete da Casa do Baile

  • Vivência Conhecer Para Cuidar - Casa do Baile

  • Maquete da Casa do Baile

  • Vivência Conhecer Para Cuidar - Casa do Baile

  • Maquete da Casa do Baile

  • Vivência Conhecer Para Cuidar Casa do Baile

Casa do Baile

Belo Horizonte - MG

A Casa do Baile foi inaugurada em 1943, com o objetivo de abrigar um local para entretenimento e dança para a população. Situada em uma pequena ilha artificial ligada por uma ponte de concreto à orla.

O projeto arquitetônico e paisagístico propunha uma integração total com o ambiente da lagoa. Niemeyer afirmava ter sido o projeto com o qual ele se ocupou das curvas com mais desenvoltura.

A sua planta se desenvolve a partir de duas circunferências que se tangenciam internamente. Delas desprende-se uma marquise sinuosa, bem ao gosto barroco, que provoca o olhar e não deixa de incitar a comparação com as curvas das margens da represa. Esta marquise é suportada por colunas, que também contornam todo o volume circular, e termina em outro pequeno volume de forma amebóide. À frente deste volume, há um pequeno palco circular cercado por um lago também de forma amebóide.

Em 2002, a Casa do Baile foi reaberta após sua restauração, realizada sob a coordenação do próprio Oscar Niemeyer. Seus jardins também passaram por um processo de revitalização obedecendo à intenção paisagística da proposta original de Roberto Burle Marx.

Desde então, a Casa do Baile funciona como Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e Design e abriga exposições, seminários e eventos que se relacionam com sua missão cultural.

Luciana Rocha Féres

Diretora do Conjunto Moderno da Pampulha

 

Guilherme Maciel Araujo

Chefe de Divisão da Casa do Baile

Fundação Municipal de Cultura