X fechar
  • Teatro Municipal Erotídes de Campos (Teatro do Engenho)

  • Teatro Municipal Erotídes de Campos (Teatro do Engenho)

Teatro Municipal Erotídes de Campos (Teatro do Engenho)

Piracicaba - SP

Encravado dentro de um parque com mais de 85 mil m², à margem direita do Rio Piracicaba, o Engenho Central é um dos mais belos cenários arquitetônicos do Estado de São Paulo. Seu conjunto de imponentes edificações datadas dos séculos XIX e XX que um dia abrigaram moendas, caldeiras e armazéns para a produção e estocagem de açúcar e álcool, vem sendo criteriosa e gradativamente recuperado e revitalizado.

Neste valioso conjunto histórico, os vazios de tempo e espaço aos poucos são preenchidos pelas moendas da arte e da cultura. O Engenho Central torna-se um importante complexo artístico cultural, que recebe anualmente importantes eventos como o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Virada Cultural Paulista, Paixão de Cristo, entre outros.

Dentro dessa imensa estrutura, um dos galpões mais antigos do conjunto, conhecido como “Número Seis”, foi restaurado e adaptado para receber um teatro multifuncional.

Inaugurado em 2012, o Teatro Erotídes de Campos (Teatro do Engenho) é dotado de estrutura cênica de primeiríssima qualidade, com salas acusticamente equipadas, plateia, palco, galerias, bar e restaurante, salas de ensaio, camarins, salas técnicas de apoio. O projeto tem como fundamento básico a preservação da memória do antigo engenho aliada ao perfeito funcionamento de um teatro contemporâneo.

Assim, o valor da arqueologia industrial se mescla às modernas tecnologias construtivas e cenotécnicas. O antigo galpão que abrigava tonéis de álcool estará lá, íntegro, como testemunha de um tempo que já não há, agora equipado e preparado para novos tipos de produção: música, teatro, dança, cinema e lazer.

A preservação do Engenho Central, em todas as instâncias, traduz respeito incondicional às gerações passadas e mantém viva boa parte da história de Piracicaba, do açúcar e do álcool em São Paulo e no Brasil.