X fechar

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Belo Horizonte - MG

O edifício que abriga o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, conhecido como Prédio Rosa, foi inaugurado juntamente com a capital mineira e a Praça da Liberdade, em 1897, projetado para ser a Secretaria do Interior. Em 1930, passou a abrigar a Secretaria de Educação, até a década de 90, quando incorporou também o Centro de Referência do Professor e o Museu da Escola. Com a transferência das Secretarias do Governo do Estado para a Cidade Administrativa, o prédio passou então a abrigar o Museu, inaugurado em março de 2010 e aberto ao público em junho do mesmo ano.

Projetado pelo engenheiro pernambucano José de Magalhães, o edifício seguiu as tendências do estilo eclético oficial, com presença de elementos neoclássicos do Segundo Império Francês. De valor emblemático para Belo Horizonte, o espaço possui uma área de 6.000 m2 e faz parte do conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), em 1977.

O projeto de ampliação e adequação para a nova finalidade foi realizado pelos arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Pedro Mendes da Rocha. A restauração arquitetônica é de Maria Carmen Perilo e Zenóbia Grzybowski e a dos elementos parietais decorativos foi coordenada por Maria Regina Reis Ramos. O levantamento estratigráfico revelou a presença de elementos originais de decoração parietal cobertos por várias camadas de tinta, constatando na pintura o estilo de Frederico Steckel, pintor paisagista alemão de inegável mérito. A fachada do Prédio Rosa foi restaurada utilizando as mesmas técnicas da pintura original. Para tanto, a tinta foi produzida com cal e pigmentos naturais, e, ao invés do rolo, os artefatos utilizados foram brochas, trinchas e pincéis.

Saiba mais sobre o Prédio Rosa e o processo de restauração para abrigar o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal no site www.mmgerdau.org.br.