X fechar
  • Minas Tênis Clube

  • Minas Tênis Clube

Minas Tênis Clube

Belo Horizonte - MG

Fundado em 1935, o Minas Tênis Clube nasceu com a missão de promover a difusão da prática esportiva, da educação, cultura e do lazer. A unidade mais antiga, conhecida como Minas I, onde se localiza a Sede Social, ocupa um nobre quarteirão da região sul de Belo Horizonte, logradouro reconhecido por tradicional vocação cultural e de lazer.

A Sede Social, exemplar da arquitetura em estiro Art Déco, foi tombada, em 1990, pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. Inaugurada em 1940, a Sede do Minas foi projetada pelo arquiteto italiano Raffaello Berti (1900 – 1972), um dos fundadores da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, e responsável por projetos cruciais que imprimiram a marca de “metrópole progressista” a Belo Horizonte nas décadas de 1930 a 1960. Berti associa-se a uma arquitetura de formas puras, geometrizada, que se distingue da manifestação eclética então em voga.

Além de referência esportiva e de lazer, por meio do projeto de sua Sede Social, o Minas Tênis Clube transformou-se também em referencial urbano e marco arquitetônico da cidade, de incontestável força e significado culturais.