X fechar
  • Igreja Nossa Senhora da Piedade

  • Igreja Nossa Senhora da Piedade

Igreja Nossa Senhora da Piedade

Brumadinho - MG

A Igreja Nossa Senhora da Piedade, datada de 1713, no período missionário-jesuítico, é exemplo suntuosa do barroco e reflete a importância em que o distrito de Piedade do Paraopeba, em Brumadinho, atingiu no período da exploração das minas de ouro.

A autoria da obra é desconhecida (não se sabe exatamente quem a projetou, entretanto a comunidade local reconhece os jesuítas como autores do planejamento da igreja). O acervo da paróquia é extenso, são várias imagens datadas entre o século XVIII ao XXI.

A Igreja está localizada na Praça São Sebastião, em trecho da Rua Prefeito Maciel Passos, uma das principais vias do distrito. É nessa rua que estão os principais exemplares arquitetônicos de Piedade do Paraopeba, prevalecendo as características arquitetônicas do início da sua ocupação, apresentando edificações com características estilísticas ecléticas e coloniais.

Figura-se como elemento referencial para a identidade da cidade, tanto por sua vinculação ao cotidiano da população, na medida em que representa e abriga parte das práticas religiosas locais, quanto por sua arquitetura, que remonta à origem da ocupação do distrito no final do século XVI.