X fechar
  • Fazenda do Engenho Novo

  • Fazenda do Engenho Novo

Fazenda do Engenho Novo

São Gonçalo - RJ

A Fazenda do Engenho Novo, localizada no bairro de Monjolos em São Gonçalo, remete a uma viagem no tempo que nos transporta aos meados do século XVIII, estendendo-se ao século XIX. A construção original da sede foi toda feita com trabalho de escravos, que usaram pedras como tijolo para construir o prédio principal e o teto com telhas de barro (moldadas nas coxas dos escravos).

O casarão principal possuía vários cômodos, divididos em dois andares, tendo todo o assoalho feito em pinho e as escadas em mármore trazido de Portugal.

O monumento guarda formas arquitetônicas do período da Colônia e do Império. As palmeiras que enfeitam os arredores da casa grande foram doadas por D. João VI ao primeiro dono da Fazenda, Belarmino Siqueira, o Barão de São Gonçalo, que lá viveu durante muitos anos, no século XIX. A família imperial do segundo reinado já visitou várias vezes a fazenda devido a grande amizade entre Dom Pedro II e o Barão.

Além da importância histórica, a fazenda foi grande produtora de cana-de-açúcar (possuindo inclusive um engenho de cachaça e açúcar), além de produzir laranja e carregar o título de maior produtora de abacaxi do Estado. No século XX, sedeou a primeira corrida automobilística do Rio de Janeiro e ainda sérvio de cenário para as gravações do filme “Álbum de Família” e para a minissérie “Memorial de Maria Moura”.

Com o passar dos anos, a Fazenda Engenho Novo foi relegada a um abandono de tal ordem que sua sede foi completamente saqueada e incendiada, sobrando apelas a fachada principal do casarão. Hoje, através de obras financiadas pelo Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), a parte estrutural do casarão já foi restabelecida, restando ainda finalizar a parte interior, como os quartos e o assoalho.