X fechar
  • Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)

  • Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)

  • Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)

Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)

Rio de Janeiro - RJ

Localizado na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, o Maracanã se destaca entre as exuberâncias turísticas cariocas como o símbolo do futebol brasileiro. O nome oficial, Estádio Jornalista Mário Filho é uma homenagem ao falecido jornalista carioca, irmão de Nelson Rodrigues, apaixonado pelo futebol e grande defensor da construção do estádio. Já o nome Maracanã é proveniente da ave, de mesmo nome, semelhante a um papagaio que habitava a área onde foi construído o estádio.

O Maracanã foi construído para sediar a Copa do Mundo em 1950. O projeto arquitetônico do estádio foi idealizado pela equipe de arquitetos formada por Waldir Ramos, Raphael Galvão, Miguel Fieldman, Oscar Valdetaro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antônio Dias Carneiro. O engenheiro Paulo Pinheiro Guedes foi responsável pela execução das obras, faltando apenas 22 meses para a abertura da Copa do Mundo. Apesar de ter sido inaugurado em 16 de junho de 1950, as obras terminaram efetivamente 15 anos depois, em 1965.

Três grandes intervenções de reformas foram feitas no estádio desde sua inauguração. A primeira em 1999, para sediar o Mundial de Clubes da FIFA em 2000. A segunda em 2005, quando o estádio fechou novamente suas portas para receber os Jogos Pan Americanos em 2007. E, finalmente em 2010, para reformas visando a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Considerado um dos principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, o estádio foi palco de enigmáticos fatos históricos como a derrota da Seleção Brasileira para a Seleção Uruguaia no final da copa do Mundo de 1950, o milésimo gol de Pelé, as partidas do Mundial de Clubes da FIFA em 2000 e dos Jogos Pan Americanos em 2007, os shows do Rock in Rio II, dentre outros.

Atualmente o Maracanã tornou-se uma arena multiuso, abrigando grandes eventos esportivos e culturais. O Estádio será palco da final da Copa do Mundo em 2014 e abrigará a abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016.