X fechar

Casa da Cultura Nair Mendes Moreira

Contagem - MG

A Casa da Cultura Nair Mendes Moreira foi erguida no início do século XVIII e demonstra a riqueza da arquitetura e história colonial da cidade de Contagem, sendo referenciada como a casa mais antiga da cidade e a Casa de Registro, onde se instalou o posto fiscal e de arrecadação da Coroa Portuguesa no início do século XVIII, para controlar a entrada e saída do ouro e de outras mercadorias. No adro da edificação está um Cruzeiro. Sua integração ao bem cultural se confunde com a própria origem da Casa e, ainda hoje, é local de reverências e rituais religiosos.

Localizada na Praça Vereador Josias Belém, nº 1, na Sede do Município, a Casa da Cultura possui o nome da educadora Nair Mendes Moreira (1914-1981), moradora de Contagem que realizou trabalhos nas áreas educacional, social e religiosa, deixando um legado principalmente no setor da educação, onde dedicou-se a produção de obras intelectuais como a letra do hino “Exaltação a Contagem”, oficializado pela Lei 750 de 1º de Dezembro de 1966, e a publicação dos livros “Minha Vida Sem Você”, editado em 1973, e “Histórias e Lições”, de 1972, onde fala sobre “sua” Contagem.

Atualmente o casarão abriga o Museu Histórico de Contagem, reconhecido pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com significativo acervo documental sobre a história da cidade. Abriga ainda a Coordenadoria de Políticas de Memória e Patrimônio Cultural do Município que elabora e promove as políticas públicas na área do patrimônio cultural. Foi tombado pelo Decreto Nº 10.060, de 14 de dezembro de 1998.

Trata-se de um equipamento cultural público que valoriza as identidades da população e permite aprofundar o conhecimento e a reflexão sobre a memória da cidade de Contagem, É aberto a visitações, pesquisas, ações voltadas para a educação patrimonial, galeria para exposições e espaço para lançamento de livros, além de área aberta no antigo quintal onde são realizadas palestras, seminários e eventos artísticos.